quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

A história de um menino no meio do caos

Eu, José Eurípedes*, repórter bisbilhoteiro de plantão, encontro-me na região serrana do Estado do Rio de Janeiro fazendo a cobertura dos estragos causados pela chuva dos últimos dias.

O que vejo não é agradável aos olhos. Destruição por todos os lados, como se uma tsunami tivesse passado por aqui e arrastado tudo que estivesse pela frente. É difícil até de acreditar que aqui existia um vilarejo com pessoas vivendo, trabalhando, etc. O cenário é de caos, muito lixo, carros retorcidos, árvores arrancadas pela raiz, pedaços de alvenaria das casas que desabaram e lama, muuuuuuuita lama. A desordem é tanta que é difícil dizer se onde estou andando era uma rua o se era algum terreno no qual anteriormente existia uma construção.

Não chove mais. As únicas gotas que vejo cair agora são as lágrimas de sofrimento de quem constata que, depois de uma vida inteira de sacrifício, vai ter que recomeçar do zero. Reconstruir sua casa, sua família, sua vida. Tento entrevistar alguém mas ninguém quer ou não consegue falar. Depois de tanto andar encontro um menino sentado na beira de que sobrou de uma calçada, com o olhar perdido e um semblante de profunda tristeza. Me aproximo dele e pergunto:

- O que você faz sozinho aqui, no meio desta confusão?

- Minha irmazinha foi embora - responde o menino.
.
- E para onde ela foi? - pergunto eu.

- Ela foi embora com minha mãe - responde novamente o menino.

- E onde está sua mãe agora? - pergunto eu novamente

- Ela foi embora com meu pai - responde o menino sem sequer alterar o semblante.

Já intrigado, continuei perguntando.
- Então me diga. Onde está o seu pai agora?

E o menino respondeu.
- Meu pai foi embora junto com a casa.

Achei melhor parar de fazer perguntas...


*José Eurípedes é repórter bisbilhoteiro que procura desesperadamente um furo de reportagem mas que, até agora, os únicos furos que conseguiu foram os das solas de seus sapatos de tanto andar.


1 comentários:

Michelle disse...

Pow,gostei do texto.Ta bem bonito e as ilustrações tão show.

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Apenas um blog com textos de um cara que se acha cronista e pensa que, no meio de seus devaneios, escreve alguma coisa que preste...hehe

...

Espaço destinado a publicar crônicas sobre fatos cotidianos mas, claro, com uma pitada de humor ácido. Nada de resenhas convencionais porque crítica maneira é aquela cujo veneno escorre pelo canto da boca.

Seguidores

Perfil do autor no Facebook

Visitas