quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O que você faz para melhorar?

Esses últimos dias tenho presenciado situações que mostram com clareza como o ser humano pode ser mesquinho. Gente que só sabe reclamar, falar mal dos outros, ter inveja do que o seu semelhante tem. Reclamam da vida, do emprego, da família, dos amigos, dos vizinhos, um porre!

Porém, me pergunto, o que essas pessoas fazem para melhorar? Que esforço elas fazem para se tornar um ser humano melhor, um bom funcionário, um bom familiar, um bom amigo, um bom vizinho? Eu sei a resposta. NADA!

Se você estiver lendo este texto e possuir auto-crítica suficiente para perceber que se enquadra no perfil citado acima, uma dica: você vai ser infeliz a vida toda!

Ao invés de ficar criticando o outro pelo que ele tem e você não, pare e pense no quanto ele se esforçou mais do que você, do quanto ele se preparou mais do que você. Então, não adianta ficar resmungando que "fulano teve sorte na vida", trate de correr atrás do prejuízo para diminuir o seu azar.

Outra coisa, quem não se relaciona bem está igualmente fadado ao fracasso. Mesmo que você não tenha afinidade com alguém, não há obrigatoriedade em ficar com sorrisinhos falsos mas também não custa nada você dizer um "bom dia" quando encontra com alguém pela manhã, por exemplo.  Se você ocupa algum cargo de chefia, a experiência já me ensinou que, melhor do que terem medo de você, é que as pessoas tenham respeito por você. Essa história de chefe tirano, que coloca as pessoas em pânico quando chega é coisa pra filme "O Diabo veste Prada", no dia-a-dia não funciona bem assim.

Ainda com relação à questão do convívio social, uma boa rede de relacionamentos, seja em redes sociais ou em círculos de amizades, ajuda bastante a ter uma boa qualidade de vida e a alavancar sua carreira. Pessoas bem relacionadas têm mais chance de serem indicadas para promoções, prêmios e oportunidades de trabalho. Aquela "indicação" de um colega pode fazer muita diferença, principalmente se você estiver passando por algum aperto.

Então é isso. Vou fechar esse post com uma frase que acredito que sintetiza tudo que escrevi nesse texto:

Se você se fechar para o mundo, o mundo vai se fechar para você!


1 comentários:

Marcelo Dalcom disse...

Sábias palavras... Eu também tenho a mesma sensação. As pessoas se preocupam muito em ter, ou ser alguma coisa e se esquecem do essencial, de apenas ser e pronto.

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Apenas um blog com textos de um cara que se acha cronista e pensa que, no meio de seus devaneios, escreve alguma coisa que preste...hehe

...

Espaço destinado a publicar crônicas sobre fatos cotidianos mas, claro, com uma pitada de humor ácido. Nada de resenhas convencionais porque crítica maneira é aquela cujo veneno escorre pelo canto da boca.

Seguidores

Perfil do autor no Facebook

Visitas