terça-feira, 3 de maio de 2011

Osama Bin Laden morreu! E daí? Antes ele do que eu!

Mais um traste que foi pro sacooooooooo! Sei que ainda vou ter que escutar durante dias sobre a morte dele na mídia. Fazer o quê?

A morte do terrorista mais procurado do mundo encerra uma caçada que começou no fatídico 11 de setembro de 2009 quando um sujeito feioso, sub-nutrido e barbudo executou um ataque que atingiu o centro financeiro e feriu, gravemente, o orgulho dos cidadãos norte americanos. Ficou provado ali que apesar de todo o poderio militar dos EUA, os americanos podiam ser feridos mortalmente dentro de seu próprio território e pelas mãos de uma pessoa que estava praticamente do outro lado do mundo.

No meu entender, essa guerra entre Ocidente e terroristas não tem nem mocinho nem bandido. De um lado os EUA, sempre arrogantes, querendo expandir seu imperialismo econômico usando um discurso de "disseminar os ideais de liberdade e democracia" mas por trás disso, querem apenas estender seu domínio para garantir e controlar o preço do petróleo, que impulsiona sua economia. O terrorismo como o conhecemos hoje é fruto de anos de inimizades alimentadas pelos países de origem muçulmana contra os americanos, fazendo com que chegassem ao poder grupos radicais de extremismo religioso. Foi assim que Bin Laden ganhou projeção.

Claro que esse ódio não justifica ações covardes, que matam e ferem milhares de pessoas, como foi a atrocidade do 11 de setembro.  As pessoas que morreram ali não tinham nada a ver com essa história, eram cidadãos comuns ganhando a vida numa terça-feira ensolarada de setembro. Um erro não justifica outro. Quantas famílias ele não destruiu naquele dia?


Não fiquei nem feliz, nem triste com a morte de Bin Laden. Só fiquei surpreso, achei que os americanos nunca colocariam as mãos nele. Apesar de sua organização, a Al-Qaeda, ter ficado enfaquecida, terrorista é igual traficante de favela, você mata 1 e tem 10 na fila para tomar o lugar dele. Foi bom mesmo mesmo só para o Barack Obama que estava precisando dar um "up!" na sua popularidade, porque para mim tanto faz quanto tanto fez.

As autoridades agora têm que ficar de sobreaviso pela possibilidade de ataques terroristas em retaliação à morte de seu ex-líder. Osama Bin Laden, era frio, estrategista, apesar de usar estes talentos para o mal, era bem articulado. Não poderemos dizer o mesmo de quem vier a sucedê-lo no comando da Al-Qaeda afinal, tem maluco para tudo. Vai que você está num avião e de repente ele vai pelos ares.

Tudo bem que a única certeza que temos nesta vida é que um dia iremos morrer. Mas para que a pressa, não é verdade? 

Enfim, Bin Laden morreu. Por mim já foi tarde, ele não pagava minhas contas mesmo.


0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Apenas um blog com textos de um cara que se acha cronista e pensa que, no meio de seus devaneios, escreve alguma coisa que preste...hehe

...

Espaço destinado a publicar crônicas sobre fatos cotidianos mas, claro, com uma pitada de humor ácido. Nada de resenhas convencionais porque crítica maneira é aquela cujo veneno escorre pelo canto da boca.

Seguidores

Perfil do autor no Facebook

Visitas