terça-feira, 7 de junho de 2011

S.O.S Bombeiros do RJ

Podemos dizer que o símbolo acima pertence a um herói, um herói que não possui super-poderes mas que tem vocação e coragem de sobra para salvar vidas. A este herói do dia a dia damos o nome de BOMBEIRO.

Então, como um profissional essencial para a população, que trabalha 24 horas por dia, sete dias por semana, pode ser tão desvalorizado?  Como esperar que um pai de família (como muitos deles são) arrisque a própria vida em cumprimento do dever, se o mesmo é tratado com descaso pelas nossas autoridades?

Os bombeiros do RJ há anos estão em campanha salarial. O governo diz que já aprovou projetos de recuperação salarial e tal, mas até hoje essas "melhorias" não refletiram no salário da categoria. Fica difícil garantir o sustento da família ganhando um piso salarial de R$950,00 e sem ter direito sequer a vale-transporte.

Sou contra qualquer tipo de ato de violência ou vandalismo, mas a invasão que aconteceu na semana passada na Central dos Bombeiros do RJ, apesar de condenável, é perfeitamente explicável. Paciência tem limite!

O excelentíssimo governador do RJ deu um exemplo de intolerância e falta de sensibilidade ao aplicar o rigor da lei e mandar prender 439 manifestantes que estavam lutando por melhores salários e melhores condições de trabalho.

Torço para que um dia ele ou alguém próximo a ele não venha a precisar de um serviço de resgate ou atendimento médico de emergência motivado por algum acidente de trânsito (é mentira, torço justamente pelo contrário..hehehe). Aí sim ele iria sentir na pele o que é depender de um profissional no qual ele está fazendo questão de humilhar publicamente.

Os bombeiros também há tempos estão alertando da falta de capacitação e modernização dos equipamentos de trabalho. Um profissional mal preparado e mal equipado pode ser a diferença para uma vida salva ou uma vida perdida. Falar de segurança pública não é só falar de polícia, mas também de Bombeiros e Defesa Civil que, com o crescente número de tragédias (naturais ou não) têm sido cada vez mais exigidos.

Acho que politicamente seria até mais correto que esses profissionais fossem mais valorizados ao invés de massacrados. A população não está vendo com bom olhos os descaso do governo do estado com relação ao movimento dos bombeiros, que preferiu silenciar sua voz ao invés de partir para o diálogo. Será que é tão dificil assim nossas autoridades entenderem isso?

É triste ver a que ponto chegamos. Assistir pela mídia como estão sendo tratados profissionais tão essenciais para a população, quando na verdade eles só querem uma coisa:


Termino este post com a hashtag que lancei no Twitter e também no Facebook:

#PORRASERGIOCABRAL

0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Apenas um blog com textos de um cara que se acha cronista e pensa que, no meio de seus devaneios, escreve alguma coisa que preste...hehe

...

Espaço destinado a publicar crônicas sobre fatos cotidianos mas, claro, com uma pitada de humor ácido. Nada de resenhas convencionais porque crítica maneira é aquela cujo veneno escorre pelo canto da boca.

Seguidores

Perfil do autor no Facebook

Visitas