sábado, 21 de abril de 2012

Experiência antropológica - 7º e último dia: Conclusões


Enfim cheguei ao 7º e último dia do desafio!

Após 1 semana desconectado de redes sociais e comunicadores instantâneos posso dizer que foi uma experiência bastante positiva e bem menos “dolorosa” como eu achei que seria. Ao contrário da ilustração acima, não sofri nenhum surto psicótico ou qualquer outro tipo de distúrbio devido a não praticar minha “vida virtual”.

Porém, cabem aqui algumas conclusões:

  • É perfeitamente possível ficar alguns dias completamente off-line de vida social virtual. Se você não consegue ficar nem pelo menos algumas horas desplugado da vida on-line, procure urgentemente ajuda profissional!
  • Por mais que sejamos organizados e disciplinados no uso de redes sociais e comunicadores instantâneos, tentar fazer uma tarefa importante e estar on-line ao mesmo tempo simplesmente não dá certo, pois acabamos tendo a atenção desviada. É sempre uma notificação que chega ou alguém que te chama numa conversa, o que acaba tirando o foco do que estamos fazendo. Uma boa prática que recomendo é que, se temos algo importante para fazer, o melhor é simplesmente não se conectar a nenhum tipo de ferramenta de comunicação. Ou bem se trabalha/estuda, ou bem fica de papo no Internet;
  • Voltando à vida social virtual, vou experimentar fazer uso de redes sociais e comunicadores instantâneos em dias, horários e tempo de conexão pré-definidos. Isso deverá ajudar bastante a manter o planejamento do meu tempo para estudos e lazer.
  • As redes sociais, aplicativos de bate-papo online e a Internet de um modo geral, assim como toda ferramenta, pode ser usada em benefício ou malefício próprio. É você quem determina o uso dessas ferramentas. Elas estão lá, usa quem quer e se vicia quem quer, mas o que não faltam são opções para você usufruir seu tempo livre de maneira positiva.

Em suma, a Internet tem que ser uma ferramenta de comunicação e busca de conhecimento, não um modo de vida. É você quem tem que comandá-la nela e não ela comandar você!

E isso é tudo. Obrigado a todos que acompanharam e até o próximo desafio!  ;-)

0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Apenas um blog com textos de um cara que se acha cronista e pensa que, no meio de seus devaneios, escreve alguma coisa que preste...hehe

...

Espaço destinado a publicar crônicas sobre fatos cotidianos mas, claro, com uma pitada de humor ácido. Nada de resenhas convencionais porque crítica maneira é aquela cujo veneno escorre pelo canto da boca.

Seguidores

Perfil do autor no Facebook

Visitas