segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

A tragédia de Santa Maria. O que nós temos a ver com isso.


Como muitos fiquei chocado com a tragédia na boate Kiss em Santa Maria, no RS. Agora que se passaram mais de 2 semanas e a poeira (ou seria a fumaça?) baixou um pouco, vamos a algumas considerações. 

O que se viu nesses dias posteriores à tragédia, além do sofrimento dos familiares das vítimas e dos sobreviventes hospitalizados, foi a exploração em massa da mídia da tragédia e o "jogo de empurra-empurra" entre as autoridades, Corpo de Bombeiros e proprietários da boate Kiss sobre a responsabilidade do ocorrido.

Agora temos várias casas noturnas fechadas, em pleno carnaval, se adequando para obedecer adequadamente as normas de segurança. A pergunta que me faço é: POR QUE ISSO NÃO FOI FEITO ANTES? POR QUE TEM QUE ACONTECER UMA TRAGÉDIA PARA QUE AS PROVIDÊNCIAS DEVIDAS SEJAM TOMADAS?

Isso na verdade é uma questão cultural. O brasileiro acha mais importante se preocupar com futebol, cerveja e carnaval do que em ser cidadão, em fiscalizar e exercer os seus direitos. Não temos o hábito de trabalhar com a "prevenção" e sim com a "correção", prática que costuma causar muitos prejuízos (inclusive de perdas de vidas humanas).

E assim seguimos, nos preocupando apenas em apontar culpados e fugindo de nossas próprias responsabilidades, esperando que o poder público faça tudo. Poder público gerenciado por pessoas incapazes e que NÓS colocamos lá por décadas e mais décadas.

Depois não adianta reclamar....


0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Apenas um blog com textos de um cara que se acha cronista e pensa que, no meio de seus devaneios, escreve alguma coisa que preste...hehe

...

Espaço destinado a publicar crônicas sobre fatos cotidianos mas, claro, com uma pitada de humor ácido. Nada de resenhas convencionais porque crítica maneira é aquela cujo veneno escorre pelo canto da boca.

Seguidores

Perfil do autor no Facebook

Visitas