domingo, 29 de abril de 2012

Crônica de uma dieta - Parte 1

Juro que não sou nem tão fã assim do Garfield, mas é que eu encontro muitas tirinhas boas para colocar no blog com ele....hehehe

Hoje, 1º fim de semana do desafio de perder peso, gastei tempo só com planejamento da mesmo. Primeira providência, peguei minha bicicleta no conserto, pois ela é parte importante, para não dizer crucial, neste processo. Ficou show de bola!

Outra providência foi tirar da gaveta  o cardápio que a nutricionista montou para mim (sim, eu fui a uma!). Tenho que comprar um monte de coisas, mas é claro que farei algumas adaptações (risos). Colocando no papel os vários itens que tenho que corrigir, cheguei a algumas conclusões. Eis as mais importantes:
  • Parar de me entupir de refrigerante;
  • Diminuir, e muito, o consumo de açúcar. Café por exemplo, só com adoçante (só quero ver se consigo);
  • Abolir as guloseimas durante a semana, o que inclui pizzas, lanches de rua (os famosos podrôes). Deixar essas extravagâncias para o fim de semana e com moderação (se me conheço bem isso vai ser complicado);
  • Aumentar a qualidade e diminuir a quantidade da minha comida;
  • Exercícios físicos diários, o que não precisa ser necessariamente ir à academia todos os dias. Uma meia hora com alguns exercícios, que podem ser feitos em casa mesmo, já ajuda bastante (alongamento é básico!)
  • Aumentar, bastante, o conumo de água (a Paulinha R Cardoso Bruno vai adorar ler isto...rsrs);
  • Diminuir, bastante também, o consumo de cerveja/chopp (NÃÃÃÃÃÃÃÃOOOOOOOOO!!!!!!).
Então, parei para refletir:

VÉI, NA BOA!


 VOU FAZER UMA LIPO OU REDUÇÃO DE ESTÔMAGO!

Acho que dará menos trabalho...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Até o próximo capítulo.  :D
 
sexta-feira, 27 de abril de 2012

Um novo desafio está lançado! Perder peso (dieta e exercícios)

A ilustração acima é perfeita para mostrar a situação pela qual passei hoje de manhã. Estava eu andando tranquilamente pela rua e nisso, eis que passo em frente a uma drogaria, com uma balança bem na entrada. Claro que não resisti à tentação de me pesar. Foi aí que eu me dei conta (como se eu já não soubesse) de que preciso URGENTEMENTE peder uns (vários) quilinhos.

Então, está lançado mais um desafio pessoal. Estabeleci uma meta para ser cumprida até o final do semestre:
  • Peso atual: 92,3 Kg
  • Peso a ser atingido: 85,0 Kg
  • Data limite para atingir a meta: 30 de junho de 2012
Diferentemente do desafio anterior, não farei postagens diárias do processo, pois fica cansativo e nem tenho tanto tempo disponível assim para escrever. Pode parecer pouco perder 7 quilos em 2 meses mas no último desafio com colegas de trabalho onde o intuito era perder 3 quilos em 1 mês, além de não conseguir atingir a meta, ainda engordei (vergoooooonhaaaaaaaa!).

Vamos ver no que dá....hehehe
sábado, 21 de abril de 2012

Experiência antropológica - 7º e último dia: Conclusões


Enfim cheguei ao 7º e último dia do desafio!

Após 1 semana desconectado de redes sociais e comunicadores instantâneos posso dizer que foi uma experiência bastante positiva e bem menos “dolorosa” como eu achei que seria. Ao contrário da ilustração acima, não sofri nenhum surto psicótico ou qualquer outro tipo de distúrbio devido a não praticar minha “vida virtual”.

Porém, cabem aqui algumas conclusões:

  • É perfeitamente possível ficar alguns dias completamente off-line de vida social virtual. Se você não consegue ficar nem pelo menos algumas horas desplugado da vida on-line, procure urgentemente ajuda profissional!
  • Por mais que sejamos organizados e disciplinados no uso de redes sociais e comunicadores instantâneos, tentar fazer uma tarefa importante e estar on-line ao mesmo tempo simplesmente não dá certo, pois acabamos tendo a atenção desviada. É sempre uma notificação que chega ou alguém que te chama numa conversa, o que acaba tirando o foco do que estamos fazendo. Uma boa prática que recomendo é que, se temos algo importante para fazer, o melhor é simplesmente não se conectar a nenhum tipo de ferramenta de comunicação. Ou bem se trabalha/estuda, ou bem fica de papo no Internet;
  • Voltando à vida social virtual, vou experimentar fazer uso de redes sociais e comunicadores instantâneos em dias, horários e tempo de conexão pré-definidos. Isso deverá ajudar bastante a manter o planejamento do meu tempo para estudos e lazer.
  • As redes sociais, aplicativos de bate-papo online e a Internet de um modo geral, assim como toda ferramenta, pode ser usada em benefício ou malefício próprio. É você quem determina o uso dessas ferramentas. Elas estão lá, usa quem quer e se vicia quem quer, mas o que não faltam são opções para você usufruir seu tempo livre de maneira positiva.

Em suma, a Internet tem que ser uma ferramenta de comunicação e busca de conhecimento, não um modo de vida. É você quem tem que comandá-la nela e não ela comandar você!

E isso é tudo. Obrigado a todos que acompanharam e até o próximo desafio!  ;-)

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Experiência antropológica - 6º dia

Quinta-feira, 19 de abril, 6º dia da experiência.

Vou chegando ao final do meu experimento com um sentimento de tranquilidade com relação ao uso da Internet, principalmente das redes sociais. Confesso que durante esses últimos dias até senti um pouco de falta da minha vida virtual, mas nada de arrancar os cabelos. Aos amigos que fizeram aniversário neste período mandarei parabéns, mais do que atrasado...rsrs

Enfim, amanhã publicarei o post com os resultados (ou a falta dos mesmos) e um relatório conclusivo da experiência como um todo.

Até lá!

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Experiência antropológica - 5º dia

Quarta-feira, 18 de abril, 5º dia da experiência.

Assim como os dias anteriores, sem nenhuma grande novidade e cada vez sentindo menos falta da minha "vida virtual". Acho isso até bom porque realmente não ando com muita paciência para ficar só de blá-blá-blá na Internet.

Para não dizer que não senti falta de redes sociais, sei que nessa quarta-feira dois amigos meus fizeram aniversário e não pude me comunicar com eles do jeito que eu costumo fazer. Porém, não deixei de cumprimentá-los.

Aproveitei o tempo maior livre que tem me sobrado para retomar um antigo hábito que tenho deixado de lado, como se pode ver na ilustração no alto do post. E olha que o que não falta aqui em casa é livro para ler, faltava sim disposição.

E é isso. Vamos que vamos!   :D
 
quarta-feira, 18 de abril de 2012

Experiência antropológica - 4º dia



Terça-feira, 17 de abril de 2012, 4º dia da experiência.

Nem tenho muito o que comentar, foi um dia normal de trabalho e estudo. No final da noite, na falta de algo melhor para fazer, fui assistir um dos vários filmes que adquiri e ainda não havia assistido.Acabei dormindo antes do filme chegar na metade e acordei só no meio da madrugada para desligar tudo e ir pra cama...rsrs

De resto nenhuma novidade.  :D
 
terça-feira, 17 de abril de 2012

Experiência antropológica - 3º dia

Segunda-feira, 16 de abril, 3º dia de minha "experiência antropológica".

Até o momento tudo indo muito bem. Apesar de dar aquela vontade de fazer uma consultada rápida no Facebook ou Msn de vez em quando, ainda não estou passando por nenhuma crise de abstinência. Pela manhã fui na academia, a tarde trabalhei normalmente e a noite não tive nenhum desejo incontrolável de acessar alguma rede social. Aproveitei para estudar porque provavelmente terei avaliação no curso de inglês semana que vem.

Está sendo até agora bem mais tranquilo do que eu imaginava. Só reiterando, não estou sem Internet e sim sem "vida virtual", isto é, sem interagir com terceiros via redes sociais, Msn e afins. Apesar de não estar ainda nem na metade do desafio, já notei algumas diferenças importantes, principalmente em relação ao tempo livre em casa. Tenho que admitir, estou conseguindo colocar em dia as coisas que estavam pendentes. E não era pouca coisa não!

Agora vamos em frente para encarar o 4º dia.

Um bom dia a todos!  :D
 
segunda-feira, 16 de abril de 2012

Experiência antropológica - 2º dia

Domingo, 15 de abril. Com certa surpresa, passei pelo 2º dia fora da minha "vida virtual" sem maiores tentações. Passei o domingo todo me ocupando de tarefas doméstica (faxinão básico) e mesmo assim ainda tem muita coisa para eu colocar em ordem.

Já neste segundo dia começo a cogitar o fato de que não estava com total controle sobre o meu tempo gasto com vida virtual, levando-se em conta a quantidade de coisas pendentes para organizar aqui em casa que, apesar de limpa, estava com muita coisa fora do lugar.

Acabei ficando o restante do dia em casa também pois, depois de um dia inteiro de arrumações, estava um caco de cansado.

Agora é hora de dormir e descansar para mais um semana de trabalho e estudo.

Sem mais delongas, FUI!

 
domingo, 15 de abril de 2012

Experiência antropológica - 1º dia

Sábado, 14 de abril de 2012, primeiro dia da experiência antropológica. Durante a manhã e tarde foi tranquilo porque trabalhei neste sábado e, como não tenho acessado redes sociais e comunicadores instantãneos durante o horário de expediente, não senti falta.

Na parte da noite admito que senti um pouco de falta e quase abri o msn por descuido (força do hábito), mas lembrei a tempo. Aproveitei o restante do dia para uma arrumação rápida da casa (faxina farei no domingo...rsrs) e arrumar meu material de leitura e de estudos. Apesar dos convites de amigos para sair e bebericar, resolvi ficar em casa, até porque o sono no final da noite começou a bater.

E assim sobrevivi ao primeiro dia.
sábado, 14 de abril de 2012

Depois das redes sociais, o que virá? (a experiência)

Depois de um bom tempo sem escrever aqui, estou de volta. E voltei achando nosso modelo de internet, baseado praticamente em redes sociais, muito enfadonho nesses últimos meses. Uma monotonia só. Gostaria de saber o que está por vir porque redes sociais, na minha opinião, já estão saturando.

Vou citar por exemplo o Facebook. Já estou ficando enjoado dele assim como fiquei de tantas outras redes de relacionamento onde tive perfil. Os usuários parecem que perderam a criatividade, pois só ficam repassando frases de efeito, pensamentos de memes, fotos de bichinhos e outras bobaginhas "fofas" (estou sendo sarcástico, OK?). Produção intelectual própria está difícil e não sei porque ainda me dou ao trabalho de ficar acessando minha conta para ver isso. Deve ser o vício!

Falando em vício, resolvi fazer o que eu chamo de "experiência antropológica" para ver se é isso mesmo. A partir da meia-noite desta sexta-feira, 13 de abril, ficarei 1 semana sem acessar qualquer tipo de redes de relacionamento na qual eu tenha conta e deixarei de usar qualquer tipo de comunicador instantâneo. Resumindo, sem Facebook, Twitter, Foursquare, Msn e Google Talk e afins (Não citei Orkut porque já tem mais de 1 ano que não tenho mais conta lá.

Obviamente que não deixarei de acessar a Internet pois, como profissional de T.I., faço uso dela para desenvolver minhas atividades diárias. Portanto, pelo menos meu e-mail irei acessar. Apenas deixarei de gastar tempo, que eu tenho achado excessivo, com minha vida virtual.

Os post que por ventura vierem a aparecer no Facebook ou twitter serão o diário da experiência, que farei sempre ao final do dia, através deste blog, ou alguma coisa aqui e ali que eu tenha visto em algum site e queira compartilhar, sem ter que logar nas minhas contas em redes sociais.

Aos que desejarem entrar em contato comigo podem fazê-lo através de e-mail, telefone ou por comentários através do blog, que será a única ferramenta que acessarei diariamente no período da experiência.

Então, até amanhã e vamos ver no que dá. Será que atravessarei sem problemas essa semana ou acabei como o pessoal da história abaixo, que passou por algo semelhante?
Uma ótima semana a todos!

Quem sou eu

Minha foto
Apenas um blog com textos de um cara que se acha cronista e pensa que, no meio de seus devaneios, escreve alguma coisa que preste...hehe

...

Espaço destinado a publicar crônicas sobre fatos cotidianos mas, claro, com uma pitada de humor ácido. Nada de resenhas convencionais porque crítica maneira é aquela cujo veneno escorre pelo canto da boca.

Seguidores

Perfil do autor no Facebook

Visitas